Geral

Embaixador das Indicações Geográficas no Brasil, Rui Morschel leva barreado à maior feira de turismo de Portugal

Convidado para representar o Paraná no estande do Viaje Paraná na 36ª edição da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), cozinheiro servirá 1,2 mil porções do prato com selo de IG ao público europeu.

Amanda Pacheco Kasecker 16/02/2026
Embaixador das Indicações Geográficas no Brasil, Rui Morschel leva barreado à maior feira de turismo de Portugal
Embaixador das Indicações Geográficas no Brasil, Rui Morschel leva barreado à maior feira de turismo de Portugal

O Paraná reforça sua estratégia de promoção internacional ao marcar presença na 36ª edição da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), maior evento de turismo realizado em Portugal e uma das principais vitrines do setor na Europa. Entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março de 2026, o estande do Viaje Paraná  – órgão de promoção vinculado à Secretaria do Turismo (Setu-PR), reunirá empresas, destinos e parceiros estratégicos para divulgar o estado ao mercado europeu. Neste contexto um dos destaques será a gastronomia, que terá o cozinheiro e comunicador Rui Morschel como representante levando o Barreado do Litoral do Paraná, reconhecido em dezembro de 2022 com o selo de Indicação Geográfica (IG).

Ao longo dos cinco dias de evento, Rui e a equipe servirão 250 porções diárias do prato, cerca de 1,2 mil no total, utilizando aproximadamente 100 quilos de ingredientes, sendo 70 quilos de carne bovina, 20 quilos de cebola e 10 quilos de temperos e complementos. O barreado será preparado diariamente, cerca de 20 quilos por dia, e servido fresco para preservar sabor, aroma e textura.

A participação de Morschel ocorre por meio da ARSIMER – Associação dos Restaurantes e Similares de Morretes e Região, entidade que representa oficialmente o serviço do prato na feira. Desde 2025, Rui é associado da instituição, atuando como cozinheiro e divulgador.

Reconhecido nacionalmente por sua atuação na valorização das Indicações Geográficas e embaixador oficial pela ABRIG – Associação Brasileira das IGs, Rui consolidou-se como um dos principais comunicadores do tema no país. Após ganhar projeção no MasterChef Amadores, passou a se dedicar à divulgação de produtos certificados, criando séries como “Origens do Meu Paraná” e “Contém BR”, que percorrem o Brasil apresentando territórios e produtos com selo de IG.

Para ele, representar o estado na BTL é um marco profissional. “Além de ser uma IG paranaense, o barreado é um prato típico brasileiro. Servi-lo na Europa é levar a gastronomia brasileira com identidade, história e reconhecimento oficial. Estamos apresentando um produto protegido por Indicação Geográfica, algo muito valorizado pelos europeus. Ser o representante do meu estado, do meu país e dos nossos produtos locais é um dos pontos altos da minha carreira”, disse.

Do Paraná para o mundo

Na BTL, o barreado será servido diretamente da tradicional panela de barro, acompanhado de farinha de mandioca e banana, em embalagens biodegradáveis e sustentáveis, alinhadas ao posicionamento do Paraná como referência nacional em sustentabilidade. O transporte em Lisboa segue uma técnica aprendida por Rui durante sua atuação voluntária no programa SOS Cozinhas, nas enchentes do Rio Grande do Sul, em 2023: o barreado é acondicionado em caixas térmicas, garantindo que permaneça quente e na textura ideal durante toda a feira.

A expectativa é que o público europeu conheça o Paraná também pelos sabores. “Pela experiência em eventos como esse, o que costuma chamar mais a atenção é a combinação de carne bovina com banana — isso eles nunca viram. É sempre o primeiro comentário, junto com o sabor marcante do cominho”, conta Morschel.

Sobre o barreado

O Barreado do Litoral do Paraná recebeu o selo de Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência em dezembro de 2022. A área delimitada abrange os municípios de Antonina, Morretes e Paranaguá, garantindo a tradição de mais de 200 anos de um cozimento lento de carne em panela de barro.  O reconhecimento da IG assegura que o prato seja preparado seguindo métodos tradicionais, mantendo a autenticidade e a identidade cultural da região.