Geral
Embaixador das Indicações Geográficas no Brasil, Rui Morschel leva barreado à maior feira de turismo de Portugal
Convidado para representar o Paraná no estande do Viaje Paraná na 36ª edição da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), cozinheiro servirá 1,2 mil porções do prato com selo de IG ao público europeu.
O Paraná reforça sua estratégia de promoção internacional ao marcar presença na 36ª edição da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), maior evento de turismo realizado em Portugal e uma das principais vitrines do setor na Europa. Entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março de 2026, o estande do Viaje Paraná – órgão de promoção vinculado à Secretaria do Turismo (Setu-PR), reunirá empresas, destinos e parceiros estratégicos para divulgar o estado ao mercado europeu. Neste contexto um dos destaques será a gastronomia, que terá o cozinheiro e comunicador Rui Morschel como representante levando o Barreado do Litoral do Paraná, reconhecido em dezembro de 2022 com o selo de Indicação Geográfica (IG).
Ao longo dos cinco dias de evento, Rui e a equipe servirão 250 porções diárias do prato, cerca de 1,2 mil no total, utilizando aproximadamente 100 quilos de ingredientes, sendo 70 quilos de carne bovina, 20 quilos de cebola e 10 quilos de temperos e complementos. O barreado será preparado diariamente, cerca de 20 quilos por dia, e servido fresco para preservar sabor, aroma e textura.
A participação de Morschel ocorre por meio da ARSIMER – Associação dos Restaurantes e Similares de Morretes e Região, entidade que representa oficialmente o serviço do prato na feira. Desde 2025, Rui é associado da instituição, atuando como cozinheiro e divulgador.
Reconhecido nacionalmente por sua atuação na valorização das Indicações Geográficas e embaixador oficial pela ABRIG – Associação Brasileira das IGs, Rui consolidou-se como um dos principais comunicadores do tema no país. Após ganhar projeção no MasterChef Amadores, passou a se dedicar à divulgação de produtos certificados, criando séries como “Origens do Meu Paraná” e “Contém BR”, que percorrem o Brasil apresentando territórios e produtos com selo de IG.
Para ele, representar o estado na BTL é um marco profissional. “Além de ser uma IG paranaense, o barreado é um prato típico brasileiro. Servi-lo na Europa é levar a gastronomia brasileira com identidade, história e reconhecimento oficial. Estamos apresentando um produto protegido por Indicação Geográfica, algo muito valorizado pelos europeus. Ser o representante do meu estado, do meu país e dos nossos produtos locais é um dos pontos altos da minha carreira”, disse.
Do Paraná para o mundo
Na BTL, o barreado será servido diretamente da tradicional panela de barro, acompanhado de farinha de mandioca e banana, em embalagens biodegradáveis e sustentáveis, alinhadas ao posicionamento do Paraná como referência nacional em sustentabilidade. O transporte em Lisboa segue uma técnica aprendida por Rui durante sua atuação voluntária no programa SOS Cozinhas, nas enchentes do Rio Grande do Sul, em 2023: o barreado é acondicionado em caixas térmicas, garantindo que permaneça quente e na textura ideal durante toda a feira.
A expectativa é que o público europeu conheça o Paraná também pelos sabores. “Pela experiência em eventos como esse, o que costuma chamar mais a atenção é a combinação de carne bovina com banana — isso eles nunca viram. É sempre o primeiro comentário, junto com o sabor marcante do cominho”, conta Morschel.
Sobre o barreado
O Barreado do Litoral do Paraná recebeu o selo de Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência em dezembro de 2022. A área delimitada abrange os municípios de Antonina, Morretes e Paranaguá, garantindo a tradição de mais de 200 anos de um cozimento lento de carne em panela de barro. O reconhecimento da IG assegura que o prato seja preparado seguindo métodos tradicionais, mantendo a autenticidade e a identidade cultural da região.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
4IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
5MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista