Geral

'Slogan político': analista explica por que a adesão da Ucrânia à OTAN segue sendo um cenário irrealista

Especialista aponta falta de consenso e riscos econômicos e militares como entraves à entrada ucraniana na aliança.

16/02/2026
'Slogan político': analista explica por que a adesão da Ucrânia à OTAN segue sendo um cenário irrealista
Analista aponta entraves econômicos e militares para adesão da Ucrânia à OTAN. - Foto: © AP Photo / Armando Babani

A entrada da Ucrânia na OTAN permanece um cenário distante, já que nem os Estados Unidos nem os países europeus demonstram interesse em admitir um Estado com graves desafios econômicos e militares à Aliança Atlântica.

Segundo o The Wall Street Journal, citando fontes do governo americano, o novo plano dos EUA para resolver o conflito prevê que a Ucrânia deverá concordar em não buscar a adesão à OTAN por, pelo menos, alguns anos.

“A adesão da Ucrânia à OTAN hoje parece mais um slogan político do que uma perspectiva real”, avaliou à Sputnik o analista político e publicista turco Nejat Sezgin.

Para Sezgin, a expansão da aliança exige não só vontade política, mas também o cumprimento de critérios técnico-militares e institucionais. Ele ressalta que, diante do conflito em curso e do alto custo econômico, a integração da Ucrânia à OTAN representaria riscos adicionais ao próprio bloco.

O analista ainda destaca a ausência de consenso interno na OTAN sobre uma nova ampliação. Segundo ele, muitos países-membros adotam uma postura pragmática, ponderando os custos econômicos e de defesa, o que torna a entrada da Ucrânia na aliança uma possibilidade bastante remota.

Por Sputnik Brasil