Geral

Mistério ancestral: cientistas revelam túmulo de menina de 11 mil anos no Reino Unido

Descoberta em caverna de Cumbria revela os restos humanos mais antigos já encontrados no norte do país

16/02/2026
Mistério ancestral: cientistas revelam túmulo de menina de 11 mil anos no Reino Unido
Arqueólogos identificam o túmulo de uma menina de 11 mil anos em caverna no norte do Reino Unido. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Mistério ancestral envolve a descoberta de arqueólogos na Heading Wood Bone Cave, próxima a Great Urswick, em Cumbria. Os pesquisadores identificaram que ossos encontrados no local pertencem a uma jovem que viveu há mais de 11 mil anos — trata-se dos restos mortais humanos mais antigos já localizados no norte do Reino Unido, segundo a revista Archaeology News.

A publicação destaca que a datação por radiocarbono indica que a menina foi enterrada entre 9290 e 8925 a.C., logo após a última era glacial, período em que os seres humanos voltaram a habitar a região norte do Reino Unido.

De acordo com o estudo, ao menos oito pessoas foram sepultadas na caverna em três períodos distintos. Um dos enterros remonta ao Mesolítico Antigo, há cerca de 11 mil anos; quatro datam do Neolítico Antigo, há aproximadamente 5.500 anos; e outros dois pertencem à Idade do Bronze Antiga, há cerca de 4 mil anos, detalha a revista.

Fonte: Sputnik Brasil