Geral

Avalanche mata dois esquiadores e deixa um ferido no norte da Itália

Acidente ocorreu fora das trilhas em Courmayeur, próximo à fronteira com França e Suíça; condições de neve são consideradas críticas.

15/02/2026
Avalanche mata dois esquiadores e deixa um ferido no norte da Itália
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Uma avalanche fora de trilha matou dois esquiadores e feriu outro neste domingo, 15, no lado italiano do maciço do Mont Blanc, próximo à fronteira entre França e Suíça, informaram as autoridades locais.

Pelo menos três esquiadores foram surpreendidos pela avalanche na manhã deste domingo, no Couloir Vesses, uma conhecida rota de freeride em Courmayeur, localizada no alto Val Veny, segundo o Resgate Alpino da Itália.

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital em estado grave, mas não resistiu aos ferimentos. Os trabalhos de busca e resgate mobilizaram quinze socorristas, três unidades caninas e dois helicópteros.

Courmayeur, cidade com cerca de 2.900 habitantes, está situada a aproximadamente 200 quilômetros a noroeste de Milão, uma das sedes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina.

Em outro incidente, uma pessoa foi parcialmente soterrada por uma avalanche em Trentino, mas foi resgatada por seus companheiros, relataram as autoridades.

O Resgate Alpino informou que um recorde de 13 esquiadores fora de pista, alpinistas e caminhantes morreram nas montanhas italianas durante a semana encerrada em 8 de fevereiro, sendo 10 dessas mortes causadas por avalanches desencadeadas por uma camada de neve excepcionalmente instável.

A combinação de neve fresca das recentes tempestades e os cumes varridos pelo vento sobre camadas internas frágeis aumentou o risco em todo o arco alpino que faz fronteira com França, Suíça e Áustria, alertou o Resgate Alpino.