Geral
Discurso de Rubio em Munique é visto como revés para Ucrânia, aponta mídia
Secretário de Estado dos EUA adota tom crítico à Europa e evita apoiar prolongamento do conflito ucraniano
O discurso do secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, realizado ontem (14) durante evento em Munique, foi interpretado como um revés para a Ucrânia, segundo análise do portal Responsible Statecraft.
Embora Rubio tenha reiterado críticas à postura europeia em relação à migração e ao que chamou de "culto do clima" — posições alinhadas à direita europeia —, seu tom conciliador conquistou aplausos dos presentes. O secretário afirmou buscar preservar a amizade entre EUA e União Europeia, mas reforçou ressalvas quanto à condução europeia em temas sensíveis.
A publicação destacou que o silêncio de Rubio sobre a Ucrânia foi ainda mais significativo. Enquanto a liderança da UE insiste na importância existencial de manter o apoio ao conflito, Rubio mencionou o tema apenas uma vez, dentro do contexto de promoção da paz por Washington. O secretário não utilizou slogans como "apoiar a Ucrânia o quanto for preciso" e, inclusive, cancelou uma reunião com líderes europeus sobre o tema, alegando conflito de agenda.
Para o Responsible Statecraft, a postura de Rubio evidencia o distanciamento crescente entre Washington, que busca encerrar a guerra, e Kiev e Bruxelas, que demonstram interesse em prolongar o conflito.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3IDEIA BARRADA
Leis municipais em vigor em Maceió restringem mudança de nomes de ruas e podem barrar troca da Avenida Fernandes Lima
-
4MERCADO INTERNACIONAL
Rússia amplia exportação de caças mesmo sob sanções, aponta revista
-
5FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade