Geral

Ufal recepciona comunidade estudantil na segunda, 23 de fevereiro

Início do semestre 2026.1 terá como convidado o jornalista Leonardo Sakamoto, doutor em Ciência Política pela USP

12/02/2026
Ufal recepciona comunidade estudantil na segunda, 23 de fevereiro
Ufal recepciona comunidade estudantil na segunda, 23 de fevereiro

Muita expectativa para o início do semestre letivo de 2026. É um momento de muita alegria porque as pessoas que integram a comunidade universitária voltam a circular nos campi, trazendo novamente vida, movimento, enchendo os corredores de conversas, risadas, trocas de conhecimento, projetos e descobertas.

A solenidade será realizada no dia 23 de fevereiro, às 14h, no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió, e simultaneamente nas sedes dos campi Arapiraca e do Sertõa, em Delmiro Gouveia. O evento será iniciado com mensagens de boas-vindas do Josealdo Tonholo, da vice-reitora Eliane Cavalcanti e do representante do Diretório Central do Estudantes (DCE).

Em seguida, acontece a palestra “Falta amor no mundo, mas também interpretação de texto – Redes, diálogo e direitos humanos no Brasil hoje”, com o convidado jornalista e escritor Leonardo Sakamoto, doutor em Ciência Política pela USP e professor da PUC-SP. Será um momento de reflexão sobre a importância do diálogo, o enfrentamento à desinformação e o papel das universidades na defesa da ciência e da democracia.

Sakamoto é reconhecido internacionalmente pela atuação na defesa dos direitos humanos e no combate ao trabalho escravo contemporâneo. Fundador da ONG Repórter Brasil, colunista do UOL e comentarista do Jornal da Cultura, Sakamoto acumula premiações importantes, como o Prêmio Vladimir Herzog.

A gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) prepara a aula inaugural e a recepção dos estudantes com muita dedicação. É um convite ao reencontro, à integração e à construção coletiva da vida universitária. A programação é voltada para toda a comunidade acadêmica, com destaque para os estudantes ingressantes, que começam uma nova etapa de formação pessoal e profissional.

Reencontros

Para a pró-reitora de Graduação, Eliane Barbosa, o início do semestre é um tempo de expectativas e reencontros. “É uma alegria imensa estarmos iniciando mais um semestre letivo e nos revermos. A universidade entra em sintonia com a vivacidade que tem através do encontro entre as pessoas”, destacou.

Segundo ela, o retorno às aulas ocorre em um cenário importante: pela primeira vez em anos, o calendário acadêmico está sincronizado ao calendário civil, após um longo processo de reorganização agravado pela pandemia. “Isso traz um fôlego para estudantes, docentes e técnicos retomarem suas atividades com todo o gás”, afirmou.

Calourada é momento de acolhimento

Na recepção aos calouros, nada de trotes promovidos pelos veteranos para “humilhar” os calouros. Longe disso! A calourada é recepção coletiva realizada simultaneamente em todos os campi, reunindo ingressantes, veteranos, gestores, coordenações de curso e representações estudantis.

O momento foi cuidadosamente planejado para acolher os novos estudantes e apresentar as oportunidades da vida acadêmica. Durante o evento, centros acadêmicos, coletivos e entidades estudantis também divulgam suas agendas, favorecendo a integração e ajudando cada aluno a encontrar seu espaço na Universidade. Existem coletivos inclusivos, que vão receber os estudantes PCDs e neurodivergentes.

Mais do que uma cerimônia simbólica, a aula inaugural marca oficialmente o início das atividades acadêmicas e reforça o compromisso da Ufal com uma formação de qualidade. Nos últimos ciclos de avaliação, os cursos de graduação mantiveram ou elevaram seus conceitos para os níveis mais altos, um resultado que reflete o empenho coletivo mesmo diante de desafios orçamentários.

A pró-reitora Eliane Barbosa lembra que a universidade vai muito além da sala de aula e convida os estudantes a participarem ativamente da vida acadêmica, desde o início do curso. “O engajamento em colegiados, projetos, eventos e atividades complementares contribui para a formação e evita dificuldades na reta final da graduação”, avisou a pró-reitora de Graduação.

Com novos docentes empossados, reformulações pedagógicas em andamento, especialmente nas licenciaturas, e avanços nas políticas de inclusão e tecnologias assistivas, a Ufal inicia 2026 com a expectativa de um semestre produtivo e acolhedor. A aula inaugural e a Semana de Acolhimento são, portanto, a porta de entrada para essa experiência. Um momento para conhecer pessoas, ampliar horizontes e dar os primeiros passos em uma trajetória universitária transformadora.

Participe, convide seus colegas e venha encontrar sua turma!