Geral

Força Aérea dos EUA recebe caças F-35 sem radares, aponta portal especializado

A ausência do radar AN/APG-85 nos jatos pode comprometer capacidades de combate e sobrevivência das aeronaves

Por Sputnik Brasil 12/02/2026
Força Aérea dos EUA recebe caças F-35 sem radares, aponta portal especializado
Caça F-35 Block 4 da Força Aérea dos EUA pode ter desempenho limitado sem o radar AN/APG-85. - Foto: CC BY 2.0 / Samuel King Jr / F-35 100th flight

A Força Aérea dos Estados Unidos recebeu caças F-35 Block 4 sem o radar AN/APG-85, segundo informações do portal especializado em assuntos militares The War Zone (TWZ).

O radar AN/APG-85 é considerado essencial para a modernização da versão Block 4 do caça. Segundo a reportagem, a entrega dos F-35 sem esse equipamento começou em 2025.

Está previsto que os caças recebam o radar AN/APG-85 posteriormente. Enquanto isso, as aeronaves seguirão operando, porém com capacidades e índices de sobrevivência reduzidos devido à ausência do radar.

"É possível que jatos sem radar possam ser enviados para combate, pelo menos em um cenário de emergência, embora isso ainda exigisse aceitar riscos maiores. Também isso limitaria a flexibilidade tática, uma vez que manter-se ligado com outros jatos equipados com radar seria fundamental", destaca o portal TWZ.

O texto ressalta ainda que a ausência do radar compromete os sistemas de guerra eletrônica do F-35, uma vez que o equipamento é fundamental para a transmissão de feixes potentes de energia, ampliando a capacidade de ataque eletrônico do jato. Sem o radar, a defesa própria e coletiva das aeronaves no espectro eletromagnético também fica prejudicada, conforme explicado no artigo.