Geral

Trump pede apoio a agentes de imigração após operação letal em Minneapolis

Presidente acusa líderes locais de incitarem insurreição e defende ações federais em meio a críticas por uso excessivo da força

24/01/2026
Trump pede apoio a agentes de imigração após operação letal em Minneapolis
O presidente dos EUA, Donald Trump - Foto: Laurent Gillieron/Keystone via AP

Pelas redes sociais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou indignação após um ataque contra agentes federais de imigração em Minneapolis, que resultou na morte de um homem durante operações repressivas do governo americano contra a imigração ilegal.

Em uma postagem publicada neste sábado, 24, acompanhada de uma imagem de uma suposta arma do atirador, Trump reforçou seu apoio à atuação dos agentes federais. O presidente acusou líderes locais de serem "fracos" e de "incitarem a desordem", além de criticar a falta de apoio das forças policiais municipais. Enquanto isso, autoridades estaduais e municipais questionam o uso excessivo da força e pedem o fim das operações federais na cidade.

"Os fraudadores, que roubaram o dinheiro, vão para a cadeia, onde merecem estar! Isso não é diferente de um grande assalto a banco. Grande parte do que vocês estão testemunhando é uma tentativa de acobertar esse roubo e fraude", afirmou Trump.

Mais cedo, também pelas redes sociais, o governador de Minnesota, Tim Walz, denunciou que agentes federais atiraram em uma pessoa em Minneapolis, levando à sua morte.

O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, também se manifestou, condenando a resposta do governo americano aos protestos na cidade. Em pronunciamento, Frey dirigiu-se diretamente a Trump: "este é o momento de agir como um líder".

Em reação às críticas, Trump declarou: "O prefeito e o governador estão incitando a insurreição com sua retórica pomposa, perigosa e arrogante! Em vez disso, esses políticos hipócritas deveriam estar procurando os bilhões de dólares que foram roubados do povo de Minnesota e dos Estados Unidos da América".

Por fim, Trump destacou em letras maiúsculas: "DEIXEM NOSSOS AGENTES DA IMIGRAÇÃO FAZEREM SEU TRABALHO!" Segundo ele, doze mil imigrantes ilegais criminosos, muitos deles violentos, foram presos e expulsos de Minnesota. "Se ainda estivessem lá, vocês veriam algo muito pior do que estão presenciando hoje!", concluiu.