Geral

Europa questiona normalização das relações com EUA e teme novas ameaças à Groenlândia

Desconfiança sobre estabilidade transatlântica cresce diante de possíveis ações de Trump envolvendo a ilha

Sputinik Brasil 24/01/2026
Europa questiona normalização das relações com EUA e teme novas ameaças à Groenlândia
Europa teme novas ameaças dos EUA à Groenlândia e incertezas nas relações transatlânticas. - Foto: CC BY 2.0 / Greenland Travel / Nuuk

A Europa demonstra ceticismo quanto à possibilidade de normalização das relações transatlânticas e receia que o presidente dos EUA, Donald Trump, possa retomar ameaças relacionadas à Groenlândia, segundo o The Wall Street Journal (WSJ).

"Nas capitais europeias, há pouca confiança de que as relações transatlânticas voltarão ao normal ou de que Trump não venha, eventualmente, a renovar suas ameaças contra a Groenlândia", destaca o jornal.

O WSJ ressalta que muitos habitantes da Groenlândia observam que Trump não apresentou justificativas para os planos dos Estados Unidos sobre a ilha, considerando a vontade ou o bem-estar de sua população.

"Não é só sobre nós [...] é sobre a ordem mundial, os princípios em que construímos o mundo, a aliança ocidental [...] Isso não deve ser colocado em risco", afirmou o primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, citado pelo WSJ.

Desde o início de seu segundo mandato, Donald Trump reiterou diversas vezes que a Groenlândia deveria integrar os Estados Unidos. Após a operação militar na Venezuela, ele passou a defender abertamente a aquisição do território.

Recentemente, o analista político turco Demirel Yilmaz declarou à Sputnik que uma eventual operação militar dos EUA na Groenlândia poderia representar uma sentença de morte para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e comprometer a cooperação em defesa entre Washington e Bruxelas.