Geral
Cientistas descobrem nova maneira de monitorar queda de detritos espaciais na Terra
Pesquisadores utilizam sismógrafos, tradicionalmente usados para terremotos, para rastrear entrada de lixo espacial na atmosfera
Cientistas identificaram uma nova técnica para monitorar a queda de detritos espaciais na Terra. Segundo o portal Science Alert, ao entrarem na atmosfera, esses objetos geram choques sonoros que podem ser captados por sismógrafos — equipamentos normalmente utilizados para detectar terremotos.
Embora os sensores sísmicos tenham sido projetados para registrar sinais acústicos vindos do interior do planeta, pesquisadores apontam que eles também conseguem captar os choques provocados pela entrada atmosférica de corpos espaciais, permitindo rastrear o cone de Mach acústico gerado por esses objetos.
O estudo foi conduzido pelo cientista planetário Benjamin Fernando, da Universidade Johns Hopkins, em parceria com o engenheiro Constantinos Charalambus, do Imperial College London. Eles testaram a hipótese analisando a entrada do módulo orbital Shenzhou-15 na atmosfera, em 2024.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
4ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro terão isenção do imposto