Geral

Polícia Civil passa a tratar morte de dirigente do CRB como possível execução

Inicialmente divulgada como tentativa de latrocínio, investigação aponta que nenhum pertence foi levado e imagens indicam ação premeditada

23/01/2026
Polícia Civil passa a tratar morte de dirigente do CRB como possível execução
- Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Alagoas passou a tratar como possível execução a morte de Johanisson Carlos Lima Costa, conhecido como Joba, de 35 anos, supervisor e gerente das categorias de base do CRB. O crime ocorreu na manhã desta sexta-feira (23), no bairro Santa Lúcia, na parte alta de Maceió, e inicialmente havia sido divulgado como uma suposta tentativa de latrocínio.

A nova linha de investigação foi confirmada pela delegada Tacyane Ribeiro, coordenadora da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em entrevista concedida à TV Pajuçara horas após o homicídio. Segundo a autoridade policial, nenhum pertence da vítima foi levado, o que afasta, ao menos neste momento, a hipótese de roubo seguido de morte.

“Nenhum objeto foi subtraído. Diante disso, o caso está sendo tratado como homicídio, possivelmente uma execução. As investigações seguem em andamento e nenhuma linha será descartada”, afirmou a delegada.

Ainda no início da tarde, a Polícia Civil divulgou imagens de câmeras de segurança que registraram os momentos que antecederam e sucederam o assassinato. Os registros mostram a presença de uma mulher, ainda não identificada, minutos antes do crime, além do autor dos disparos, que chegou ao local em uma bicicleta.

De acordo com a delegada, o comportamento da mulher chamou a atenção dos investigadores. “Ela aparece nas imagens por volta das 6h01, se esconde e, quando a vítima passa, por volta das 6h05, passa a segui-la. Pouco depois, Johanisson é surpreendido por um indivíduo que se aproxima por trás, em uma bicicleta, e efetua um disparo na cabeça”, detalhou.

A Polícia Civil reforça que a divulgação das imagens tem como objetivo obter apoio da população para a identificação dos envolvidos. Informações podem ser repassadas de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

Segundo a DHPP, Johanisson não possuía antecedentes criminais e era reconhecido socialmente como uma pessoa tranquila e bem relacionada. “Não há histórico criminal contra a vítima. Algumas informações, no entanto, não podem ser divulgadas neste momento para não comprometer as investigações”, acrescentou Tacyane Ribeiro.

Como parte do trabalho investigativo, novas imagens de câmeras instaladas na região do crime ainda serão coletadas e analisadas. Johanisson Carlos Lima Costa foi morto enquanto aguardava um ônibus para seguir ao Centro de Treinamento Ninho do Galo, na Barra de São Miguel, onde trabalhava. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Cinara Ramos Corrêa

Cinara Ramos Corrêa

É natural de Porto Alegre (RS). Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre; Editora chefe do Portal Tribuna do Sertão com passagens pela Revista Veja, jornal Zero Hora, Rádio Gaúcha (Grupo RBS), Gazeta Mercantil, TV Pajuçara e O Jornal.