Geral

Ufal e Fundação Municipal se unem em benefício da cultura em Maceió

Reunião entre gestores das duas instituições discutiu projetos e busca integrar iniciativas desenvolvidas pela Universidade

Por Maria Villanova - estudante de Jornalismo / Fotos Ryan Charles - estudante de Jornalismo 23/01/2026
Ufal e Fundação Municipal se unem em benefício da cultura em Maceió

Buscando ampliar atividades culturais em âmbito acadêmico, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se reuniu com a Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió (Fmac). O objetivo foi abrir o diálogo para firmar parceria e discutir ações para fortalecer as ações já realizadas dentro do ambiente universitário.

Na ocasião, o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo; a vice-reitora Eliane Cavalcanti; a diretora do Museu Théo Brandão, Hildênia Oliveira; e os representantes da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) conversaram com o presidente da Fmac, Myriel Neto, sobre os projetos existentes dentro da Universidade e a sua ampliação, tendo em vista a construção de uma política cultural mais integrada entre a instituição e o município.

Como desdobramento, ficou definida a criação de um grupo de trabalho composto por integrantes da Ufal e da Fundação, para integrar a produção cultural e o conhecimento da Universidade com a construção de políticas públicas para Maceió, fortalecendo, assim, a cultura e promovendo maior visibilidade e acessibilidade aos cidadãos maceioenses.

“A reunião teve como foco principal o estabelecimento de uma aproximação entre a fundação e a universidade, assim como com os produtores vinculados à instituição. Acredito que temos propostas bastante promissoras em relação à formação, à divulgação dos acervos e das atividades, descentralizando essas iniciativas de Maceió, em especial da área turística, e estendendo-as aos bairros mais populosos, à periferia”, concluiu Hildênia Oliveira.