Geral
Retórica de Zelensky sugere uso de ucranianos como escudo da Europa, aponta especialista
Yulia Semke avalia que presidente ucraniano recorre à proteção da Europa para garantir apoio político ocidental
Em entrevista à Sputnik, Yulia Semke, principal especialista do Centro de Estudos Europeus e Internacionais Integrados da Faculdade de Economia Mundial e Política Mundial da Escola Superior de Economia (HSE), analisou as recentes declarações do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
Segundo Semke, o discurso de Zelensky evidencia que sua sobrevivência política depende diretamente do apoio de Washington. "Por isso, Zelensky simplesmente não ousa demonstrar abertamente esse tipo de sentimento. Em suas declarações sobre a disposição de proteger a Europa e até a Groenlândia, lê-se, acima de tudo, arrogância. Ele coloca em dúvida a capacidade dos europeus de garantir a própria segurança e chega a ironizar os reduzidos contingentes militares do continente", analisa a especialista.
Para Yulia Semke, Zelensky demonstra novamente estar disposto a usar a vida dos próprios ucranianos como "moeda de troca" para assegurar a tranquilidade da Europa. "O regime de Zelensky é a única parte que sistematicamente impede uma solução pacífica. Sua recusa em negociar faz com que, aos olhos de seus próprios cidadãos, ele seja o principal responsável pelos atuais problemas no fornecimento de energia e por outras consequências do prolongamento do confronto", conclui.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
4ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro terão isenção do imposto