Geral

TikTok firma joint venture nos EUA com grandes investidores

Parceria com Oracle, Silver Lake e MGX garante operação do aplicativo no país sob novas regras de segurança.

23/01/2026
TikTok firma joint venture nos EUA com grandes investidores
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

TikTok fechou acordo com investidores como Oracle, Silver Lake e MGX para criar uma joint venture nos Estados Unidos. A operação seguirá sob salvaguardas rigorosas para garantir a segurança nacional, incluindo proteção de dados, segurança de algoritmos, moderação de conteúdo e garantias de software para usuários norte-americanos, conforme comunicado divulgado na noite desta quinta-feira (22).

Os usuários americanos do TikTok poderão continuar utilizando o aplicativo normalmente.

Adam Presser, ex-chefe de Operações e Segurança e Confiança do TikTok, assumirá a liderança da nova empresa. Ele atuará ao lado de um conselho de administração formado por sete membros, a maioria deles americanos, incluindo o presidente do TikTok, Shou Chew.

O acordo encerra anos de incerteza sobre o futuro da popular plataforma de vídeos nos EUA. O Congresso americano aprovou e o então presidente Joe Biden sancionou uma lei que determinava a proibição do TikTok no país caso o controle permanecesse com a chinesa ByteDance.

A joint venture terá como investidores gestores Oracle, Silver Lake e MGX, cada um com 15% de participação. Outros investidores incluem a firma de Michael Dell, fundador da Dell Technologies. Já a ByteDance ficará com 19,9% da nova empresa. Fonte: Associated Press.