Geral

Tarcísio de Freitas confirma candidatura à reeleição em São Paulo

Governador encerra especulações sobre possível disputa presidencial e reafirma lealdade a Bolsonaro

Sputinik Brasil 22/01/2026
Tarcísio de Freitas confirma candidatura à reeleição em São Paulo
Tarcísio de Freitas confirma que buscará reeleição ao governo de São Paulo e reafirma apoio a Bolsonaro. - Foto: © Foto / Celio Messias / Governador de São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou nesta quinta-feira (22) que será candidato à reeleição no estado, em meio a debates internos na direita sobre possíveis nomes para concorrer à Presidência contra Luiz Inácio Lula da Silva.

Por meio das redes sociais, Tarcísio reforçou que qualquer rumor sobre sua desistência de um segundo mandato como governador "não passa de especulação".

"Sou candidato à reeleição do governo do estado de São Paulo e irei trabalhar sempre por uma direita unida e forte para tirar a esquerda do poder. Qualquer informação diferente desta não passa de especulação."

Na mesma publicação, o governador anunciou que visitará o ex-presidente Jair Bolsonaro na próxima quinta-feira (29). O encontro, inicialmente marcado para hoje, foi adiado devido a compromissos oficiais.

"Irei visitar o presidente Bolsonaro, a quem sou e serei grato e leal, na próxima quinta-feira para prestar o meu total apoio e solidariedade."

Segundo o jornal O Globo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou a visita de Tarcísio a Bolsonaro na próxima quinta-feira, das 11h às 13h. Será o primeiro encontro entre os dois desde novembro.

Aliados avaliam que o reagendamento da reunião busca conter desgastes após o cancelamento, interpretado por alguns como sinal de distanciamento entre Tarcísio e seu principal mentor político.

A declaração do governador e a visita programada tendem a reduzir especulações sobre a candidatura presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), defendida por parte do grupo bolsonarista. Lideranças da direita, como o pastor Silas Malafaia, demonstram preferência por Tarcísio, enquanto Eduardo Bolsonaro tenta fortalecer a candidatura do irmão.