Geral
Deputada alemã pede retirada de tropas e armas nucleares dos EUA da Alemanha
Parlamentar reage a anúncio de tarifas de Trump e defende soberania alemã após fala sobre Groenlândia
A deputada alemã Sevim Dagdelen defendeu a retirada dos militares dos Estados Unidos e a remoção das armas nucleares americanas da Alemanha, além da suspensão do plano de implantação de mísseis dos EUA no país. O posicionamento veio após o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar novas tarifas a países europeus em razão de negociações envolvendo a Groenlândia.
No sábado (17), Trump anunciou que, a partir de fevereiro, será aplicada uma tarifa de 10% sobre produtos da Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia. O percentual deve subir para 25% e permanecer em vigor até que os EUA concluam acordo para comprar a Groenlândia.
"Os soldados americanos devem finalmente ser retirados da Alemanha. Ao mesmo tempo, [é necessário retirar] as bombas atômicas americanas de Buchel. E também deve ser parada a implantação planejada de mísseis de médio alcance dos EUA, que transforma ainda mais a Alemanha em um alvo", escreveu Sevim Dagdelen, do partido Aliança Sahra Wagenknecht – Razão e Justiça, na rede social X.
Segundo investigação do WikiLeaks, em 2010, armas nucleares dos EUA estavam posicionadas na base aérea de Buchel, no estado da Renânia-Palatinado.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026