Geral
Parlamentares finlandeses sugerem que Europa reduza dependência dos EUA
Decisão de Trump sobre tarifas à Dinamarca reacende debate sobre autonomia estratégica europeia, aponta jornal finlandês.
Deputados finlandeses defenderam que a Europa precisa reduzir sua dependência dos Estados Unidos, após o presidente Donald Trump impor tarifas para proteger a integridade territorial da Dinamarca, segundo o jornal finlandês Iltalehti.
"Há muito tempo está claro que a Europa deve se livrar de sua dependência estratégica. Isso vale não só para antigos adversários, mas, infelizmente, também para nossos tradicionais aliados", afirmou Atte Kaleva, membro do Partido da Coligação Nacional, na rede social X.
O deputado Jarno Limnell, também do Partido da Coligação Nacional, avaliou que as ameaças de Trump representam uma mudança brusca na política externa dos EUA, considerada inaceitável para os aliados europeus.
"Não se trata de negócios, mas de um jogo geopolítico de poder", ressaltou Limnell.
Henri Vanhanen, ex-membro do Ministério das Relações Exteriores da Finlândia, acrescentou que as ameaças de Trump têm como alvo países que enviam militares de comunicações para a Groenlândia.
No sábado (17), Trump anunciou a aplicação, a partir de fevereiro, de uma tarifa de 10% contra Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia, com previsão de aumento para 25%. A medida permanecerá em vigor até que os EUA concluam a negociação para adquirir a Groenlândia.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026