Geral
Mercosul amplia foco em acordos comerciais com Ásia e Oriente Médio, diz presidente do Paraguai
Após assinatura com União Europeia, Santiago Peña destaca negociações em andamento com Emirados Árabes, China, Japão e outros mercados estratégicos.
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, afirmou nesta segunda-feira (17) que o Mercosul está "absolutamente" aberto a novos acordos comerciais. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa logo após a cerimônia de assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia.
Segundo Peña, tanto os países fundadores quanto os que estão em processo de adesão ao bloco demonstram grande disposição para a integração comercial. Ele lembrou que, há cerca de um ano, já havia sido firmado um compromisso entre o Mercosul e Singapura.
"Nosso trabalho de integração está apenas começando. Estamos avançando em um acordo de livre comércio com os Emirados Árabes Unidos. Também acompanhamos com atenção as negociações com Japão e Coreia do Sul. Olhamos para os países da Ásia com grande interesse, além da China, que é um parceiro estratégico para toda a América Latina e para o Mercosul", detalhou o presidente paraguaio.
Peña também citou o avanço de diálogos com Indonésia e Vietnã, além do desenvolvimento de um acordo de complementação econômica com o Canadá.
"Não há dúvida de que os países do Mercosul estão convencidos de que integração econômica, colaboração e multilateralismo são o caminho. Vivemos em um mundo turbulento, onde as certezas do passado já não existem, o que nos obriga a ser ainda mais ambiciosos nos horizontes que queremos alcançar", concluiu.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026