Geral
Premiê canadense cita artigo 5 da OTAN diante de ameaças dos EUA sobre a Groenlândia
Mark Carney reforça compromisso de defesa coletiva com Dinamarca após declarações de Donald Trump
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, destacou a importância do artigo 5 da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) diante das recentes ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tomar a Groenlândia.
"Somos parceiros da OTAN com a Dinamarca, e nossa parceria integral é mantida. Nossas obrigações nos termos dos artigos 5 e 2 do Tratado do Atlântico Norte permanecem em vigor, e nós os apoiamos plenamente", afirmou Carney durante visita à China.
O artigo 5 do Tratado do Atlântico Norte determina que um ataque armado contra um membro da OTAN deve ser considerado um ataque contra todos os integrantes da aliança, acionando a obrigação de assistência mútua, que pode ou não envolver o uso de força militar, conforme decisão dos países-membros.
Na última sexta-feira (16), Trump declarou que poderia impor tarifas a países que se opusessem à reivindicação de Washington sobre a Groenlândia.
Autoridades da Dinamarca e da Groenlândia advertiram os Estados Unidos sobre qualquer tentativa de tomar o território, enfatizando a expectativa de respeito à integridade territorial da ilha. Em janeiro, membros da União Europeia discutiram possíveis respostas caso as ameaças americanas se concretizem.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026