Geral

Conheça os serviços de saúde mental oferecidos pela Prefeitura de Maceió

População pode realizar tratamento com psicólogos e psiquiatras em Unidades de Saúde e nos Caps; também pode ter acesso ao atendimento psicológico de forma virtual

17/01/2026
Conheça os serviços de saúde mental oferecidos pela Prefeitura de Maceió
Rede de atenção psicossial é composta por profissionais que auxiliam no tratamento de transtornos mentais leves, moderados e graves. - Foto: Jonathan Lins/ Secom Maceió

O Janeiro Branco é uma campanha nacional de conscientização sobre saúde mental, que incentiva a sociedade a refletir acerca do bem-estar psicológico, quebrar tabus e buscar cuidado emocional. Em Maceió, esse cuidado é garantido através dos serviços de saúde mental disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A rede de atendimento psicossocial do município é composta por profissionais que atuam em Unidades de Saúde e nos Centros de Atenção Psicossocial, os Caps, com o intuito de oferecer os cuidados necessários à saúde mental para tratar de doenças como ansiedade, depressão, estresse, síndrome do pânico, entre outros transtornos.

Atualmente, a capital alagoana conta com psicólogos e psiquiatras nas oito Unidades de Referência em Saúde (URSs). Algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também oferecem o serviços de psicologia aos usuários. Nessas unidades de saúde, tanto as de referência quanto as de atendimento básico, psicólogos e psiquiatras cuidam de transtornos leves ou moderados, que analisam o acompanhamento contínuo, de acordo com as especificidades de cada pessoa.

Atendimento nos Caps

Nos Caps, o cuidado é destinado a casos de adoecimento mental grave ou persistente - incluindo uso de álcool e drogas - e conta com uma série de profissionais para a recuperação da saúde e autonomia do usuário. O atendimento é multiprofissional e integrado, contando com o trabalho de psiquiatras, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, pediatras, profissionais de educação física, assistentes sociais e oficineiros.

Para ter acesso ao Caps, o usuário precisa ser direcionado pela Unidade Básica de Saúde, que é a porta de entrada para os serviços de referência em Maceió. 

Os Caps ficam localizados nos seguintes locais: Caps AD Dr. Everaldo Moreira (Farol), Caps Dr. Rostan Silvestre (Jatiúca), Caps Enfermeira Noraci Pedrosa (Jacintinho), Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho (Bebedouro) e Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria). 

O acesso ao atendimento psiquiátrico nas Unidades de Saúde é feito por atendimento prévio do clínico-geral, que pode encaminhar o paciente para o agendamento no Pronto!. O atendimento com psicólogos é feito por demanda espontânea, sem encaminhamento médico.

Teleterapia

Buscando prestar assistência à grande demanda de pessoas com sofrimento mental, a SMS ampliou a disponibilidade dos atendimentos psicossociais, de forma virtual. Lançada em julho de 2025, a Teleterapia é uma iniciativa inovadora que auxilia de forma gratuita à população que precisa de assistência psicológica.

Proporcionando escuta acolhedora, gratuita e segura, feita com suporte psicológico imediato, e sem necessidade de encaminhamento, o programa realizou mais de 273 mil atendimentos psicológicos desde que foi implantado, tendo atualmente 1.127 pacientes em terapia continuada. O serviço disponibiliza 50 psicólogos para atendimentos virtuais, representando um grande marco na saúde mental da capital alagoana.

Teleterapia é uma iniciativa inovadora em Maceió. Foto: Allan Cesar/ Secom Maceió
Teleterapia é uma iniciativa inovadora em Maceió. Foto: Allan Cesar/ Secom Maceió

Como ter acesso à Teleterapia

O serviço é feito de forma on-line. O agendamento é feito através do site (teleterapia.org.br) ou pelo WhatsApp do Sistema Pronto! (82 3312-5492) . É necessário realizar um cadastro inicial, logo após é feita uma triagem com psicólogo ou assistente. Após esse atendimento prévio é realizada a definição do plano terapêutico. Com o acompanhamento é feito uma reavaliação contínua ou alta terapêutica verificando o progresso do paciente.

Os usuários também podem contar com as cabines digitais equipadas para o teleatendimento, atualmente o serviço está disponível no Pam Salgadinho.