Geral

EUA ameaçam Síria com novas sanções após avanço contra Forças Democráticas Sírias

Governo americano alerta para possíveis punições caso Damasco amplie ofensiva sobre milícias curdas aliadas dos EUA.

16/01/2026
EUA ameaçam Síria com novas sanções após avanço contra Forças Democráticas Sírias
Militares americanos e sírios em alerta após ameaça de sanções dos EUA contra ofensiva síria às SDF. - Foto: © AP Photo / Baderkhan Ahmad

Os Estados Unidos advertiram a Síria nesta sexta-feira (16) sobre a possibilidade de impor novas sanções caso o governo sírio amplie suas operações militares contra as milícias curdas das Forças Democráticas Sírias (SDF, na sigla em inglês). A informação foi divulgada pelo Wall Street Journal, citando fontes americanas não identificadas.

"O governo dos EUA ameaçou reimpor as sanções da Lei César contra o governo sírio caso Damasco lance uma ofensiva mais ampla", afirma o comunicado citado pelo jornal.

A Lei César de Proteção Civil na Síria, aprovada pelos Estados Unidos em 2019, prevê sanções econômicas rigorosas ao regime sírio, punindo pessoas e empresas que apoiem o governo em meio à guerra civil.

De acordo com a reportagem, Washington teme que uma nova ofensiva do exército sírio contra as forças curdas evolua para uma campanha mais ampla contra milícias apoiadas pelos EUA.

As Forças Democráticas Sírias (SDF) são uma coalizão de milícias composta por sírios curdos, árabes, assírios, armênios, turcos, entre outros grupos.

Segundo o Wall Street Journal, esse movimento pode desestabilizar ainda mais a Síria e aprofundar divisões entre dois dos principais parceiros de segurança dos EUA na luta contra o Daesh — organização terrorista conhecida como Estado Islâmico, proibida na Rússia e em vários outros países.

Recentemente, o Ministério da Defesa da Síria anunciou a suspensão dos ataques contra posições curdas na área de Deir Hafer, após a decisão das SDF de retirar suas tropas da margem oeste do rio Eufrates, na província de Aleppo.

Por Sputnik Brasil