Geral
: Governo cria comissões organizadoras para concursos da Uncisal e do Detran
: Decretos publicados no Diário Oficial instituem grupos responsáveis por certames que somam 186 vagas
O Governo de Alagoas publicou, no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (13), dois decretos que instituem comissões mistas organizadoras para a realização de concursos públicos no âmbito da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL). As medidas representam o início formal dos trâmites administrativos para a abertura de novas seleções no serviço público estadual.
O Decreto nº 106.205/2026 trata da criação da Comissão Mista Organizadora do concurso público da Uncisal, que prevê a oferta de 86 vagas. O grupo será responsável por acompanhar, planejar e organizar todas as etapas do certame, desde os procedimentos iniciais até a execução do concurso.
A presidência da comissão ficará sob a responsabilidade da secretária especial de Gestão e Patrimônio, Júlia Carolina Barros Casado Beltrão. A composição do colegiado inclui servidores da própria Uncisal, da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), reunindo representantes de áreas estratégicas para garantir a legalidade e a condução técnica do processo seletivo.
Concurso do Detran
Já o Decreto nº 106.206/2026 institui a Comissão Mista Organizadora do concurso público do Detran/AL, que contará com 100 vagas. Assim como no caso da Uncisal, a comissão terá a atribuição de organizar, acompanhar e executar todos os procedimentos necessários para a realização do certame.
A comissão do Detran também será presidida por Júlia Carolina Barros Casado Beltrão e contará com a participação de servidores do próprio departamento, da Seplag, da Perícia Médica do Estado e da Procuradoria-Geral do Estado.
A criação das comissões é considerada uma etapa fundamental no processo de realização dos concursos públicos, sinalizando o avanço do governo estadual nos trâmites administrativos exigidos para a abertura das seleções. A expectativa é que, a partir dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos, sejam definidos os próximos passos, como a elaboração dos editais, definição dos cargos, requisitos e a escolha das bancas organizadoras.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026