Geral
Putin demonstra disposição para dialogar com Macron, afirma Kremlin
Presidente russo está aberto a conversas com o líder francês, desde que haja vontade política de ambos os lados.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou à agência Sputnik que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, está aberto ao diálogo com o presidente francês, Emmanuel Macron, desde que exista vontade política mútua.
"Macron disse que estava disposto a conversar com Putin. Neste ponto, é provavelmente muito importante lembrar o que o presidente disse durante a ligação telefônica; ele também expressou sua disposição de conversar com Macron. Portanto, se houver vontade política mútua, isso só pode ser visto de forma positiva", afirmou Peskov.
Em ocasiões anteriores, Macron já havia defendido que a retomada do diálogo com Putin e com a Rússia seria benéfica para a Europa.
O contexto da declaração ocorre após a decisão de Bruxelas de congelar indefinidamente ativos do Banco Central da Rússia, avaliados em 210 bilhões de euros (aproximadamente R$ 1,35 trilhão).
A última conversa entre Putin e Macron aconteceu em 1º de julho, por telefone. Na ocasião, Putin apresentou perspectivas para uma solução pacífica, ressaltando que qualquer acordo deve ser abrangente, duradouro e considerar as novas realidades territoriais estabelecidas desde o início da ofensiva.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado