Geral
Primeiro-ministro da Alemanha fica isolado na Europa por posição sobre ativos russos
Friedrich Merz enfrenta resistência de líderes europeus ao defender expropriação de ativos russos congelados.
O primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, encontra-se isolado no cenário europeu devido à sua postura em relação aos ativos russos congelados, segundo avaliação publicada neste sábado (20) pelo jornal alemão Berliner Zeitung.
"Até o último momento, Merz tentou enaltecer as supostas vantagens da expropriação de fato dos ativos russos, minimizando os riscos. Os fatos se voltaram contra Merz e também contra a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que já começou a se distanciar dele quando ficou claro que o chanceler estava isolado na Europa", aponta o jornal.
De acordo com a Berliner Zeitung, a campanha "antiquada" de Merz para aumentar a pressão pela expropriação dos ativos russos não obteve êxito. Durante o período, o primeiro-ministro alemão publicou artigos sobre o tema em veículos como Financial Times e Frankfurter Allgemeine Zeitung.
Por outro lado, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou na última sexta-feira (19) que a ideia de confiscar ativos russos equivale a um roubo, alertando que tal medida pode gerar perdas diretas e abalar os fundamentos da atual ordem financeira internacional.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado