Geral
PF aponta servidor da Sesau como operador em esquema de desvio milionário do SUS
Apuração indica movimentação superior a R$ 100 milhões; secretário foi afastado do cargo pelo governador
O servidor da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), Luiz Dantas, é apontado pela Polícia Federal (PF) como um dos principais operadores financeiros de um esquema de desvio e lavagem de recursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com as investigações, o montante supostamente desviado ultrapassa a marca de R$ 100 milhões.
No contexto da apuração, o então secretário de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, foi afastado do cargo por determinação do governador Paulo Dantas (MDB). A medida tem caráter cautelar e permanecerá em vigor até a conclusão das investigações sobre as supostas irregularidades no âmbito da pasta.
Documentos obtidos pela TV Asa Branca Alagoas indicam que uma denúncia anônima foi determinante para o início das investigações conduzidas pela Polícia Federal. No relato, um colaborador detalhou o funcionamento do esquema e apontou os nomes dos supostos envolvidos no desvio de recursos públicos da saúde.
Ainda segundo a investigação, além de Luiz Dantas, uma mulher apontada como suposta amante do secretário afastado também teria participado da operação e movimentação do dinheiro desviado.
O nome de Luiz Dantas ganhou destaque nos últimos dias após um episódio envolvendo vereadores de Maceió. O servidor protagonizou uma discussão com os parlamentares David do Emprego (União Brasil) e Caio Bebeto (PL), que tentavam intermediar uma solução relacionada a um programa de equoterapia voltado para crianças com autismo. Na ocasião, os vereadores foram impedidos de acessar as dependências da Sesau.
Nas redes sociais, o vereador David do Emprego afirmou que a restrição de acesso estaria ligada a supostas irregularidades na secretaria. “Fui acusado de agredir um idoso e impedido de entrar na Secretaria de Saúde de Alagoas. Aos poucos, tudo está sendo explicado. Imagine se iriam me deixar entrar em um local cheio de irregularidades?”, declarou.
A Polícia Federal segue com as investigações para apurar responsabilidades e dimensionar o prejuízo aos cofres públicos.
Mais lidas
-
1LUTO NA TELEDRAMATURGIA
Morre Dennis Carvalho, ator e diretor de clássicos como “Vale Tudo” e “Fera Ferida”, aos 78 anos
-
2TEMPO INSTÁVEL
Chuva forte alaga Paraty, deixa moradores ilhados e pertences submersos; veja vídeo
-
3MEMÓRIA
Jaqueta de Dinho, dos Mamonas Assassinas, é encontrada intacta em exumação
-
4DEFESA ESTRATÉGICA
Estados Unidos testam míssil intercontinental Minuteman III com sucesso
-
5ESTADUAL
CRB e ASA voltam a decidir o Alagoano pela quinta vez consecutiva; FAF define datas e locais