Geral

Operação Casmurro mira organização criminosa ligada ao tráfico em Palmeira dos Índios

Ação integrada da SSP cumpre 29 mandados judiciais após meses de investigação no Agreste alagoano

18/12/2025
Operação Casmurro mira organização criminosa ligada ao tráfico em Palmeira dos Índios

Nas primeiras horas desta quinta-feira (18), a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) deflagrou a Operação Casmurro, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas e outros crimes no município de Palmeira dos Índios, no Agreste do estado. A ofensiva é resultado de meses de investigação e reúne forças das polícias Civil e Militar, além de setores estratégicos de inteligência.

Ao todo, estão sendo cumpridos 29 mandados judiciais, sendo nove de prisão e 20 de busca e apreensão, todos expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Segundo a SSP, as ordens foram baseadas em provas técnicas reunidas ao longo do trabalho investigativo, que apontaram a atuação estruturada do grupo criminoso na região.

De acordo com informações oficiais, os integrantes da organização apresentavam um perfil considerado reservado e silencioso, adotando estratégias para evitar exposição, reduzir diálogos e restringir o compartilhamento de informações, inclusive com pessoas de fora do grupo. Esse comportamento, segundo os investigadores, tinha como objetivo dificultar a atuação das forças de segurança e a produção de provas.

A operação é fruto de uma ação integrada da Chefatura Geral de Inteligência Integrada da SSP, da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), da Polícia Civil e do 10º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento da área.

Cerca de 120 policiais foram mobilizados para o cumprimento das ordens judiciais. Pela Polícia Militar, participam efetivos do 10º BPM, do BOPE, da Companhia de Choque, com apoio do Canil, além da ROTAM, RAIO, BPRv, BPA, 3º BPM e das 7ª e 3ª Companhias Independentes. A Polícia Civil atua com equipes da DRACCO, do TIGRE, do 5º Distrito Regional de Polícia e da Delegacia da Área 3, com apoio do Departamento Estadual de Aviação (DEA).

A SSP informou que novas informações sobre prisões, apreensões e desdobramentos da Operação Casmurro devem ser divulgadas ao longo do dia.

Cinara Ramos Corrêa

Cinara Ramos Corrêa

É natural de Porto Alegre (RS). Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre; Editora chefe do Portal Tribuna do Sertão com passagens pela Revista Veja, jornal Zero Hora, Rádio Gaúcha (Grupo RBS), Gazeta Mercantil, TV Pajuçara e O Jornal.