Geral
PF deflagra operação contra tráfico internacional de brasileiros
Operação Dark Bet apura envio de brasileiros ao exterior para exploração laboral e crimes cibernéticos
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (16), a Operação Dark Bet, com o objetivo de investigar e reprimir uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de brasileiros. O grupo é suspeito de aliciar e enviar pessoas ao exterior para exploração laboral e coação à prática de crimes cibernéticos.
Estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nos estados do Ceará, Maranhão, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Também foram determinadas medidas cautelares, como bloqueio e sequestro de bens e valores que ultrapassam R$ 446 milhões, além de quatro prisões temporárias, expedidas pela Justiça Federal.
Além disso, a Justiça Federal determinou a suspensão das atividades empresariais das pessoas jurídicas envolvidas e a retirada do ar de duas plataformas de jogos esportivos (BETs).
Notícias relacionadas:
- Polícia de São Paulo faz operação contra roubo e receptação de celular.
- Polícia do Rio deflagra ofensiva contra finanças do Comando Vermelho.
- Rio terá muito calor hoje, mas tempo mudará com chegada de frente fria.
De acordo com a PF, as investigações começaram após a prisão de 109 pessoas na Nigéria, entre elas cinco brasileiros, acusados de crimes cibernéticos. Esses brasileiros foram contratados por uma empresa de jogos esportivos (BET) que opera duas plataformas no Brasil.
Segundo a PF, a operação busca coletar provas, interromper as atividades criminosas e responsabilizar os envolvidos, apurando crimes como tráfico internacional de pessoas para fins de exploração laboral, redução à condição análoga à de escravo, organização criminosa e outros delitos correlatos.
As investigações revelaram um esquema estruturado de recrutamento de vítimas por meio de redes sociais e plataformas digitais, com promessas de altos salários e oportunidades em empresas do setor de jogos online. No exterior, os trabalhadores eram submetidos a jornadas exaustivas, retenção de documentos, restrição de liberdade, vigilância armada e imposição de dívidas.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado