Geral

Revista aponta S-500 russo como principal ameaça aos caças F-35 e bombardeiros B-21 dos EUA

Sistemas antiaéreos russos S-500 podem dificultar operações da OTAN e ameaçar aeronaves furtivas americanas, segundo análise internacional.

16/12/2025
Revista aponta S-500 russo como principal ameaça aos caças F-35 e bombardeiros B-21 dos EUA
Sistema S-500 russo é apontado como ameaça aos caças F-35 e bombardeiros B-21 dos EUA. - Foto: © Sputnik / Serviço de Imprensa do Ministério da Defesa da Rússia

Os sistemas de defesa antiaérea S-500 são considerados a principal ameaça russa aos caças americanos de quinta geração F-35 e aos bombardeiros estratégicos furtivos B-21, segundo análise do colunista Kris Osborn, publicada na revista National Security Journal.

De acordo com a publicação, "se as capacidades reais do S-500 se aproximarem do alcance declarado de 600 quilômetros, isso pode complicar significativamente os planos da OTAN de operar aeronaves sobre o Leste Europeu — e tornar a situação ainda mais delicada caso o sistema seja exportado para países como China ou Índia".

A reportagem destaca que, em um eventual conflito na Europa, o S-500 daria à Rússia condições de compensar a superioridade aérea da OTAN.

O colunista ressalta ainda que "os sistemas S-500 aparentemente representam ameaça real aos caças dos EUA e aliados, pois empregam redes digitais multiponto avançadas e radares de alta precisão e longo alcance".

No entanto, o autor pondera que detectar um alvo aéreo não garante necessariamente o acompanhamento efetivo por radar.

O S-500 Prometei, equipado com o míssil Triumphator-M, representa uma nova geração de sistemas antiaéreos, com alcance de até 600 quilômetros e capacidade de interceptação em grandes altitudes, além de potencial ampliado para defesa antimíssil.

Em dezembro de 2021, o S-500 foi submetido a testes na zona ártica, onde lançou um míssil de longo alcance contra um alvo hipersônico, obtendo sucesso na destruição do alvo.

Fonte: Sputnik Brasil