Geral
Cade aprova compra da Emae pela Sabesp sem restrições
Operação envolve aquisição de participação majoritária e encerra disputa judicial sobre venda de ações.
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O despacho foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com o processo, a Sabesp adquiriu o controle da Emae por meio da compra de ações que representam 29,9% do capital social total e 74,9% do capital social votante da companhia. As ações ordinárias haviam sido dadas em garantia de uma debênture emitida pela Phoenix Água e Energia.
Como noticiou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o Tribunal de Justiça de São Paulo negou, em outubro, o pedido de tutela de urgência feito por Nelson Tanure. O megainvestidor tentava suspender por 60 dias a venda de suas ações na Emae pela XP Investimentos para a Sabesp.
As ações da Emae, que estavam sob posse de Tanure, foram dadas como garantia de um empréstimo de R$ 520 milhões obtido por meio de um fundo de investimento da XP Investimentos para adquirir a própria companhia. Com o vencimento da primeira parcela em 27 de setembro e o não pagamento por parte do empresário, a instituição financeira executou a dívida e colocou as ações à venda.
Com informações do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado