Geral

Ata do Copom aponta cenário externo menos incerto após fim do shutdown nos EUA

Documento destaca redução das incertezas internacionais com o encerramento do impasse fiscal americano e avanços nas negociações comerciais.

16/12/2025
Ata do Copom aponta cenário externo menos incerto após fim do shutdown nos EUA
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O Comitê de Política Monetária (Copom) revisou de forma significativa sua avaliação sobre o cenário externo na ata da mais recente reunião, divulgada nesta terça-feira, 16. Agora, o colegiado considera que o ambiente internacional está "menos incerto", atribuindo essa melhora ao fim do shutdown nos Estados Unidos e ao progresso nas negociações comerciais.

"O cenário externo ainda segue incerto. Os riscos de longo prazo, assim como várias das fontes de incerteza mais imediatas se mantêm. De todo modo, ainda que muitos riscos latentes persistam, o cenário internacional está menos incerto do que esteve há alguns meses", afirma o texto da ata.

A nova avaliação contrasta com a ata anterior, publicada em 11 de novembro, quando o Copom havia destacado "riscos de longo prazo", como a política comercial dos Estados Unidos, a precificação de fundamentos e o aumento dos gastos fiscais em diversos países. Na ocasião, o colegiado também ressaltou a necessidade de cautela.

Esses trechos não foram reiterados no documento divulgado nesta terça-feira.