Geral
Austrália: polícia aponta inspiração do Estado Islâmico em massacre de Bondi
Atentado durante celebração de Hanucá deixou 15 mortos e reacende debate sobre controle de armas no país.
A Polícia Federal australiana confirmou nesta terça-feira (16) que o ataque a tiros que matou 15 pessoas durante uma celebração de Hanucá na praia de Bondi, em Sydney, foi um ato terrorista inspirado pelo Estado Islâmico. Os suspeitos são pai e filho, de 50 e 24 anos. O mais velho foi morto pela polícia, enquanto o filho permanece hospitalizado.
De acordo com o primeiro-ministro Anthony Albanese, as conclusões da investigação têm como base evidências recolhidas no local, incluindo bandeiras do Estado Islâmico encontradas no veículo dos suspeitos. Pelo menos 25 pessoas seguem internadas, dez delas em estado crítico, entre as quais três crianças.
O ataque reacendeu o debate nacional sobre o controle de armas. Albanese e líderes estaduais prometeram endurecer ainda mais as leis de posse, após a revelação de que o suspeito mais velho havia adquirido seis armas legalmente. As autoridades investigam também uma viagem recente dos suspeitos às Filipinas e confirmaram a apreensão de dispositivos explosivos improvisados no carro utilizado no ataque.
Fonte: Associated Press.
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado