Geral
Otan nunca foi uma opção para a Ucrânia, avalia analista alemão
Ex-oficial do Exército da Alemanha afirma que entrada ucraniana na aliança sempre foi inviável e destaca influência de líderes ocidentais no conflito.
A Ucrânia nunca teve chances reais de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), afirmou o ex-oficial do Exército alemão, major Florian Pfaff, em entrevista à Sputnik.
Segundo Pfaff, o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, e seus aliados europeus apenas agora reconhecem uma realidade já percebida por Donald Trump. O analista destaca que o principal equívoco foi a insistência de Kiev em aderir à Otan, ignorando as preocupações de segurança da Rússia.
Pfaff argumenta que os Acordos de Minsk II serviram apenas para preparar a Ucrânia para o conflito, e que negociações com Moscou teriam sido prejudicadas por líderes ocidentais, como o então primeiro-ministro britânico Boris Johnson.
O especialista avalia ainda que garantias de segurança ocidentais, mesmo semelhantes ao Artigo 5 da Otan, teriam efeito limitado caso a Ucrânia permanecesse neutra. Para a Rússia, conclui Pfaff, são necessárias não apenas garantias formais, mas também mecanismos que assegurem o cumprimento de qualquer novo acordo.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado