Geral
China: indústria e varejo desaceleram e frustram expectativas em novembro
Produção industrial e vendas no varejo crescem abaixo do previsto e indicam perda de fôlego da economia chinesa no penúltimo mês do ano.
A produção industrial da China registrou expansão anual de 4,8% em novembro, conforme dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês). O desempenho ficou aquém da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam um crescimento de 5%. Em outubro, o avanço havia sido ligeiramente superior, de 4,9% em relação ao mesmo período de 2023.
As vendas no varejo chinês também apresentaram desaceleração, com alta de 1,3% em novembro na comparação anual. O resultado ficou bem abaixo do consenso de mercado, que estimava um aumento de 2,9%, e representa uma queda significativa em relação ao crescimento de 2,9% registrado em outubro.
No acumulado de janeiro a novembro, os investimentos em ativos fixos caíram 2,6% em relação ao mesmo intervalo de 2023, após recuo de 1,7% nos dez primeiros meses do ano. Segundo levantamento do The Wall Street Journal, o mercado projetava uma retração de 2,4% para o período.
Com informações da Dow Jones Newswires
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado