Geral

Voo da JetBlue evita colisão com avião-tanque da Força Aérea dos EUA

Aeronave comercial interrompe subida após cruzamento de rota com avião militar sem transponder ligado, próximo ao Caribe.

14/12/2025
Voo da JetBlue evita colisão com avião-tanque da Força Aérea dos EUA
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Um voo da JetBlue proveniente de Curaçao precisou interromper sua subida na última sexta-feira para evitar uma colisão em pleno ar com um avião-tanque da Força Aérea dos Estados Unidos. O piloto da companhia aérea responsabilizou a aeronave militar por ter cruzado sua rota de voo.

"Quase tivemos uma colisão em pleno ar aqui", relatou o piloto da JetBlue, conforme gravação da conversa com o controle de tráfego aéreo. "Eles passaram diretamente em nossa rota de voo... Eles não estão com o transponder ligado, é um absurdo."

O incidente envolveu o voo 1112 da JetBlue, que partiu de Curaçao, ilha próxima à costa da Venezuela, com destino ao aeroporto JFK, em Nova York.

O episódio ocorre em um contexto de intensificação das operações dos militares norte-americanos no Caribe, tanto no combate ao narcotráfico quanto para aumentar a pressão sobre o governo venezuelano.

"Reportamos este incidente às autoridades federais e participaremos de qualquer investigação", afirmou neste domingo Derek Dombrowski, porta-voz da JetBlue.

A Força Aérea dos EUA foi procurada, mas não respondeu aos questionamentos até o momento.

Fonte: Associated Press

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.