Geral

Colégio Dante Alighieri em SP forma 1ª turma do currículo italiano

Cerimônia ocorreu no auditório Miro Noschese, no edifício Galileu Galilei

Redação ANSA 14/12/2025
Colégio Dante Alighieri em SP forma 1ª turma do currículo italiano
Alunos do Dante durante cerimônia em São Paulo - Foto: © ANSA/Foto Divulgação

Colégio Dante Alighieri, uma das escolas mais tradicionais de São Paulo, realizou na última sexta-feira (12) a formatura de 13 alunos do Liceo Scientifico, sua primeira turma desde que o currículo italiano foi suspenso em 1942, em decorrência da Segunda Guerra Mundial.

Com isso, os estudantes que concluíram o "Liceo" no colégio terão os diplomas brasileiro e italiano e poderão fazer o Exame de Estado, que marca o encerramento do ciclo escolar no país europeu. Além disso, poderão ingressar em qualquer universidade da Itália ou da União Europeia, sem necessidade de revalidação.

A cerimônia ocorreu no auditório Miro Noschese, no edifício Galileu Galilei, no próprio colégio, e contou com a presença de autoridades e personalidades da comunidade italiana, como a cônsul-adjunta da Itália em São Paulo, Marianna Haddad; o presidente do Dante Alighieri, José Luiz Farina; o diretor Istituto Italiano di Cultura, Lillo Guarneri, entre outros.

O presidente Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Marco Lucchesi, que não conseguiu estar presente devido a um acidente, enviou um vídeo para os formandos e familiares falando sobre a poesia de Dante Alighieri.

O currículo internacional coloca o Liceo Dante entre as 47 escolas paritárias reconhecidas pelo governo italiano em todo o mundo; no Brasil, apenas outras duas instituições de ensino — uma em São Paulo e outra em Minas Gerais — detêm o mesmo reconhecimento.

A paridade, um desejo antigo do presidente do Dante Alighieri e dos dirigentes da escola, que foi fundada por imigrantes italianos em 1911, foi conquistada em 27 de janeiro de 2023.

O reconhecimento contempla o nono ano do Ensino Fundamental e os três anos do Ensino Médio, que correspondem ao "Liceo" do sistema escolar italiano. O Dante já teve a paridade até 1942, quando a ditadura de Getúlio Vargas proibiu o ensino de italiano nas escolas brasileiras devido à Segunda Guerra.