Geral

Chile vai às urnas neste domingo para escolher novo presidente em segundo turno

Disputa opõe Jeannette Jara, da coalizão governista, e José Kast, da ultradireita

14/12/2025
Chile vai às urnas neste domingo para escolher novo presidente em segundo turno
Eleitores chilenos vão às urnas para decidir a presidência em segundo turno neste domingo.

Cerca de 15,8 milhões de eleitores chilenos vão às urnas neste domingo (14) para o segundo turno da eleição presidencial. A ex-ministra do Trabalho Jeannette Jara, de 51 anos, do Partido Comunista e da coalizão governista, enfrenta o ex-deputado José Kast, de 59, do Partido Republicano e ultradireitista. O vencedor sucederá o atual presidente Gabriel Boric. No Chile, não há reeleição presidencial.

No primeiro turno, Jeannette Jara liderou com 3.476.554 votos (26,85%), enquanto José Kast recebeu 3.097.685 votos (23,92%). Esta é a terceira candidatura de Kast, que foi derrotado por Boric há quatro anos.

Notícias relacionadas:

A campanha presidencial encerrou-se na última sexta-feira (12). Kast propõe endurecimento das políticas migratórias e reforço da lei e da ordem, enquanto Jeannette Jara aposta em reformas sociais, combate ao crime e diálogo com eleitores indecisos.

Pesquisas locais apontam vantagem para Kast, segundo agências nacionais e internacionais.

O voto obrigatório foi a principal novidade destas eleições. Na disputa anterior, há quatro anos, a abstenção chegou a 53%.

Relações com o Brasil

O Chile é o maior produtor mundial de cobre e o segundo maior de lítio, sem fronteira física com o Brasil. Nos últimos anos, os dois países intensificaram relações comerciais.

Em abril de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que empresários chilenos e brasileiros devem aprofundar acordos para impulsionar o crescimento econômico mútuo.

Nesse mês, ocorreu em Brasília o Fórum Empresarial Brasil-Chile. Na ocasião, Lula defendeu que chilenos e brasileiros buscassem parcerias vantajosas para ambos.

"E, como maior economia da América Latina, o Brasil tem que entender que é obrigado a flexibilizar para que as coisas possam acontecer”, declarou Lula ao lado do presidente Gabriel Boric.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil é o principal parceiro comercial do Chile na América do Sul, sobretudo em bens industriais. Já o Chile é o sétimo maior parceiro comercial do Brasil, representando 2,1% da corrente de comércio brasileira.

*Com informações de agências internacionais parceiras da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)