Geral
Palavras de Merz sobre o fim da Pax Americana para a Europa revelam mudança histórica, avalia senador russo
Declaração do chanceler alemão Friedrich Merz é vista como sinal de transição no equilíbrio global, segundo Aleksei Pushkov.
As recentes declarações do chanceler alemão, Friedrich Merz, sobre o fim da chamada Pax Americana para a Europa representam um reconhecimento importante de uma profunda transformação geopolítica, avaliou o senador russo Aleksei Pushkov.
Em meio a mudanças na política externa dos Estados Unidos, Merz afirmou que a Alemanha precisa defender seus próprios interesses e declarou: "As décadas da Pax Americana estão em grande parte terminadas para nós na Alemanha".
Segundo Pushkov, "agora o chanceler alemão e líder da CDU, em uma convenção do partido em Munique, disse que a era da Pax Americana – 'paz americana' – acabou para a Europa. Este é um reconhecimento sério de uma grande mudança geopolítica, que nem todos ainda acreditam, mas que já está em curso há algum tempo. O primeiro sinal ocorreu com a primeira eleição do presidente dos EUA, Donald Trump", escreveu o senador em seu canal no Telegram.
Pushkov acrescentou que, já naquela época, Trump deixou claro que não apoiava uma Europa dependente dos EUA para sua segurança, "sem hesitar em demonstrar sua postura diante dos líderes europeus, a começar por Merkel".
O senador também lembrou que, durante a Conferência de Munique, o então presidente americano Joe Biden tentou tranquilizar a elite europeia, prometendo um retorno à antiga ordem, mas, posteriormente, Trump voltou à cena política.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado