Geral
Drone atinge base da ONU no Sudão e mata seis soldados da paz
Ataque com drone em instalação da ONU em Kadugli deixa seis mortos e oito feridos; vítimas eram da Unisfa, de Bangladesh.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, informou que um ataque de drone atingiu neste sábado, 13, uma instalação da ONU no Sudão, resultando na morte de seis soldados da paz.
Segundo Guterres, o ataque ocorreu na base logística de manutenção da paz, localizada na cidade de Kadugli, região central de Kordofan. Outros oito soldados da paz ficaram feridos. Todas as vítimas eram de Bangladesh e integravam a Força de Segurança Provisória das Nações Unidas para Abyei (Unisfa).
“Atacar soldados da paz das Nações Unidas pode constituir crimes de guerra sob a lei internacional”, afirmou Guterres, que pediu responsabilização dos autores pelo ataque considerado “injustificável”.
O exército sudanês atribuiu o ataque às Forças de Suporte Rápido, grupo paramilitar em conflito com o exército pelo controle do país há mais de dois anos. Em comunicado, o exército afirmou que a ação “revela claramente a abordagem subversiva da milícia rebelde e daqueles por trás dela”.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado