Geral

Enel afirma não ter sido notificada sobre prazo judicial para restabelecer energia em SP

Empresa diz que ainda não recebeu intimação da Justiça paulista, que determinou 12 horas para normalizar serviço sob pena de multa.

13/12/2025
Enel afirma não ter sido notificada sobre prazo judicial para restabelecer energia em SP
- Foto: Reprodução

A Enel informou nesta terça-feira (11) que ainda não foi notificada da decisão liminar da Justiça de São Paulo, que determina o prazo de 12 horas para restabelecimento do fornecimento de energia na região metropolitana da capital. A concessionária mantém a previsão de normalização total do serviço até o fim da noite de amanhã.

"A Enel Distribuição São Paulo não foi intimada da decisão e segue trabalhando de maneira ininterrupta para restabelecer o fornecimento de energia ao restante da população que foi afetada pelo evento climático", declarou a empresa em nota enviada à Broadcast. A decisão judicial prevê multa de R$ 200 mil por hora em caso de descumprimento.

Desde a última quarta-feira (10), clientes da Enel enfrentam falta de energia. Mais de 448 mil imóveis ainda permanecem sem luz na Região Metropolitana de São Paulo. No auge do apagão, mais de 2,2 milhões de clientes foram afetados.

A concessionária atribui o problema ao vendaval que atingiu a área sob sua responsabilidade, classificando-o como "o mais prolongado já registrado" na região. Para o reparo, a empresa mobilizou um "número recorde" de equipes: 1,8 mil profissionais em campo.

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) solicitou medida cautelar para que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspenda qualquer ato administrativo referente à renovação da concessão da Enel Distribuição São Paulo. O MPTCU defende a necessidade de estudos técnicos e econômicos para dividir a concessão da empresa, com o objetivo de melhorar a eficiência e a qualidade do serviço prestado.