Geral
Estado de SP deve ter chuva e ventos intensos até a próxima terça-feira
Defesa Civil alerta para risco de temporais, ventania e granizo em diversas regiões paulistas nos próximos dias
Após uma semana marcada por tempestades e pela passagem de um ciclone extratropical, o estado de São Paulo seguirá enfrentando tempo instável nos próximos dias devido à atuação lenta de uma frente fria. Segundo a Defesa Civil, esse sistema deve provocar chuva persistente, raios, rajadas de vento e até granizo em todo o território paulista entre este sábado (13) e a próxima terça-feira (16).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para grande parte do estado, indicando possibilidade de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo entre hoje (13) e amanhã (14). O alerta laranja é o segundo mais grave na escala do Inmet, sinalizando situação de perigo.
Notícias relacionadas:
- Justiça manda Enel restabelecer energia elétrica em SP em 12 horas.
- Queda de árvore provoca morte em Guarulhos, diz Defesa Civil.
- Volta a chover em São Paulo e número de pessoas sem luz aumenta.
De acordo com a Defesa Civil, as regiões mais afetadas devem ser Presidente Prudente, Marília, Bauru, Araraquara, Campinas, Sorocaba, Itapeva e Registro.
Neste sábado, as regiões sul, central e leste do estado devem registrar maior instabilidade, com previsão de acumulados significativos de chuva. Segundo a Defesa Civil, isso eleva o risco de alagamentos, enxurradas e outros transtornos, sobretudo em áreas vulneráveis. A partir da tarde, são esperadas fortes pancadas de chuva em municípios das regiões de Marília, Presidente Prudente, Itapeva, Bauru, Registro, Vale do Paraíba, Baixada Santista e região metropolitana de São Paulo.
No domingo (14), a frente fria permanece na costa paulista, mantendo o tempo fechado e a chuva frequente ao longo do dia. O risco de alagamentos e deslizamentos aumenta, especialmente em cidades mais suscetíveis.
A partir de segunda-feira (15), o sistema começa a avançar em direção ao Rio de Janeiro, mas ainda manterá chuva persistente em diversas regiões do estado de São Paulo.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado