Geral
Bolsas asiáticas recuam diante de incertezas com Oracle e sinalizações do Fed
Mercados da Ásia registram quedas após projeções da Oracle e expectativa sobre próximos passos do Federal Reserve.
Por Patricia Lara
As bolsas asiáticas encerraram a sessão desta quinta-feira majoritariamente em queda, refletindo o clima de cautela após a baixa dos futuros de Wall Street durante a madrugada. As projeções de gastos da Oracle intensificaram a preocupação dos investidores quanto ao ritmo dos investimentos em capacidade computacional e infraestrutura voltada à inteligência artificial.
Após o recente alívio monetário promovido pelo Federal Reserve, as atenções do mercado se voltam agora para os próximos movimentos da política monetária dos Estados Unidos, especialmente diante da expectativa pela troca no comando do banco central americano em 2026.
Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 0,9%, fechando aos 50.148,82 pontos. O Softbank teve queda expressiva de 7,7%, enquanto as ações da Daikin subiram 0,7% após o anúncio de um investimento de US$ 163 milhões para instalar uma unidade de pesquisa e desenvolvimento nos EUA, voltada a sistemas de refrigeração para data centers.
No mercado sul-coreano, o Kospi caiu 0,6%, encerrando aos 4.110,62 pontos. O destaque negativo foi a SK Square, especializada em TIC, semicondutores e blockchain, que perdeu 5,1%.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng ficou estável, aos 25.530,51 pontos. O ambiente de incerteza sobre a lucratividade dos investimentos em inteligência artificial impactou a estreia da Jingdong Industrials, que viu suas ações caírem mais de 7% no início das negociações. A Vanke, do setor imobiliário, recuou 3,4% após esforços para renegociar o pagamento de títulos.
Na China continental, o Xangai Composto caiu 0,7%, a 3.873,32 pontos, enquanto o Shenzhen Composto teve baixa de 1,4%, a 2.457,15 pontos. Em Taiwan, o Taiex registrou desvalorização de 1,3%, fechando a 28.024,75 pontos.
Na Oceania, o S&P/ASX 200 avançou 0,15% em Sydney, atingindo 8.592,00 pontos.
Contato: [email protected]
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5REALITY SHOW
Quem é quem em 'Ilhados com a Sogra 3'? Veja os participantes da nova temporada