Geral

STF recua parcialmente e mantém debate sobre Lei do Impeachment em aberto

Ministro Gilmar Mendes suspende parte de liminar e retira de pauta julgamento sobre denúncias contra ministros do Supremo.

10/12/2025
STF recua parcialmente e mantém debate sobre Lei do Impeachment em aberto
Gilmar Mendes suspende parte da liminar sobre Lei do Impeachment e mantém debate em aberto no STF. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (10) suspender parcialmente a liminar que redefinia a aplicação da Lei do Impeachment para casos envolvendo ministros da Corte.

A alteração atinge apenas os pontos que atribuíam exclusivamente à Procuradoria-Geral da República a apresentação de denúncias por crime de responsabilidade. Os demais trechos da decisão permanecem válidos.

Além disso, o ministro retirou de pauta o julgamento do referendo da liminar, que estava previsto para a sessão virtual desta sexta-feira (12), e solicitou que o tema seja analisado em sessão presencial.

De acordo com Gilmar Mendes, a decisão leva em conta o avanço das discussões no Senado Federal, que elabora um novo texto para atualizar o processo de impeachment de autoridades. “Tal aprimoramento legislativo não se limita a atender formalmente às determinações do Supremo Tribunal Federal, mas configura ato de elevado espírito público, voltado à preservação da integridade do Poder Judiciário e à proteção da harmonia entre os Poderes”, afirmou o ministro.

Por Sputnik Brasil