Geral

Saúde promove palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis em animais

Cães e gatos também podem desenvolver enfermidades transmitidas sexualmente

10/12/2025
Saúde promove palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis em animais
Palestra orienta sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis em cães e gatos em Maceió.

A Equipe Multiprofissional (eMulti) de Atenção Primária de Maceió (estratégia 8) realizou, nesta quarta-feira (10), uma palestra educativa na Unidade de Saúde Sérgio Quintella sobre doenças sexualmente transmissíveis em seres humanos e animais, como cães e gatos. A iniciativa integra a campanha nacional Dezembro Vermelho, dedicada à conscientização e prevenção contra o HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A palestra foi conduzida pelo médico veterinário Lindomar Machado, da eMulti Maceió, que abordou temas como acolhimento, prevenção, diagnóstico e tratamento dessas enfermidades, inclusive entre os animais de estimação.

“Na Medicina Veterinária, tanto cães quanto gatos são suscetíveis a desenvolver doenças por transmissão sexual, como tumor venéreo, câncer de pênis e vagina, além de infecções bacterianas e fúngicas”, explicou o médico veterinário.

O especialista também apresentou formas de prevenção dessas doenças em pets e orientou sobre como identificar possíveis sinais de enfermidades nos órgãos genitais dos animais.

“A principal medida preventiva dessas doenças em cães e cadelas é a higienização dos órgãos sexuais durante o banho semanal, além da consulta ao médico veterinário sempre que o tutor notar secreções vaginais ou no órgão sexual masculino. Essas secreções podem ter coloração amarelada, esverdeada, escura ou apresentar sangue, dependendo da causa. O tratamento deve ser sempre orientado por um profissional”, destacou Lindomar Machado.

Durante o mês de dezembro, o médico veterinário da eMulti Maceió (estratégia 8) continuará promovendo palestras educativas para os usuários das Unidades de Saúde Sérgio Quintella, no Tabuleiro do Martins, e Aliomar Lins, no bairro Benedito Bentes, abordando temas como HIV/AIDS e doenças sexualmente transmissíveis em seres humanos e animais de estimação.