Geral
Fluxo de veículos em estradas com pedágio cresce 2,2% em novembro na comparação anual
Movimento total nas rodovias pedagiadas do país registra alta em relação a 2024, mas apresenta leve recuo frente a outubro, segundo ABCR e Tendências Consultoria.
O fluxo total de veículos em estradas com pedágio no Brasil registrou leve queda de 0,2% na passagem de outubro para novembro, considerando a série com ajuste sazonal, conforme dados divulgados pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e pela Tendências Consultoria Integrada.
Na comparação com novembro de 2024, entretanto, o indicador apresentou crescimento de 2,2%.
No acumulado dos últimos 12 meses, o fluxo subiu 2,2%. Já entre janeiro e novembro deste ano, o avanço foi de 2,4%.
Por categoria, o tráfego de veículos leves caiu 0,1% entre outubro e novembro, com ajuste sazonal, mas registrou aumento de 2,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Nos últimos 12 meses, o segmento acumulou alta de 2,3%, com crescimento de 2,5% no acumulado do ano.
No segmento de veículos pesados, houve queda de 0,8% de outubro para novembro. Em comparação a novembro de 2024, o fluxo cresceu 2,7%. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 2%, enquanto o acumulado do ano aponta avanço de 2,2%.
De acordo com os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Felipe Melchert, a retração no fluxo de veículos pesados em novembro reflete um movimento de devolução após o segmento atingir a máxima da série dessazonalizada em outubro.
"O aquecimento corrente do segmento decorre, principalmente, de fatores estruturais, como a expansão do e-commerce e a maior demanda por serviços logísticos, que seguem sustentando a tendência de alta no ano. Ainda assim, as condições financeiras apertadas impõem alguma limitação, na medida em que arrefecem a demanda das famílias por bens industriais", destacaram os analistas.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado