Geral
Bolsas da Europa continental recuam enquanto Londres avança com mineradoras antes do Fed
Praças europeias operam em direções opostas à espera da decisão do Federal Reserve; mineradoras impulsionam Londres após alta dos metais.
As bolsas europeias operam com desempenhos distintos nesta quarta-feira (10), com os principais mercados continentais em queda e Londres em alta, impulsionada pelos ganhos das mineradoras diante do avanço dos metais preciosos e industriais. Os investidores acompanham a contagem regressiva para a decisão de política monetária do Federal Reserve, que será anunciada ainda hoje nos Estados Unidos.
Por volta das 7h28 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 registrava recuo de 0,12%, aos 577,09 pontos. No mesmo horário, a Bolsa de Frankfurt caía 0,52%, Paris recuava 0,36%, Milão tinha baixa de 0,53% e Lisboa apontava queda de 0,25%. Madri também operava em baixa, com recuo de 0,09%. Em contrapartida, Londres avançava 0,14%.
Entre as mineradoras listadas na capital britânica, as ações da Fresnillo subiam 1% após os contratos futuros da prata atingirem máxima histórica, superando US$ 62 por onça-troy, após salto de cerca de 5% no dia anterior. A Antofagasta registrava alta de 1,2% e a Anglo American avançava 1,03%.
Já o Barclays recuava 0,5%. O banco tornou-se o quinto maior investidor bancário global da United Fintech.
Em Frankfurt, as ações da Thyssenkrupp caíam 0,4%, mesmo após o conglomerado industrial registrar lucro líquido no quarto trimestre. A empresa, no entanto, segue prevendo condições de mercado desafiadoras e trabalha para reduzir custos e reestruturar suas operações.
Na Bolsa de Madri, a Sacyr liderava as perdas do Ibex 35, com queda de 5,6%, após o investidor Manuel Lao vender uma fatia de 5,12% da empresa em operação direta para investidores qualificados, segundo o jornal Cinco Días.
No cenário macroeconômico, deputados franceses aprovaram por margem apertada o projeto de orçamento da Previdência Social para 2026, em votação considerada uma vitória para o primeiro-ministro Sébastien Lecornu. Segundo o ING, porém, o processo ainda não está concluído, já que o orçamento do Estado segue em discussão no Senado, com votação prevista antes de 15 de dezembro.
Com informações da Dow Jones Newswires
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado