Geral

Bolsas asiáticas fecham sem direção única; Vanke dispara após esforço para evitar calote

Mercados da Ásia encerram sessão com oscilações limitadas diante de expectativa pelo Fed; ações da Vanke e Shanghai Bao se destacam.

10/12/2025
Bolsas asiáticas fecham sem direção única; Vanke dispara após esforço para evitar calote
Bolsas asiáticas - Foto: Reprodução

As bolsas asiáticas encerraram a sessão desta quarta-feira (10) sem direção única e com oscilações moderadas, em meio à expectativa pela decisão do Federal Reserve, nos Estados Unidos, prevista para hoje. O destaque do dia ficou para as ações da Vanke, que dispararam.

O índice Hang Seng, principal referência de Hong Kong, avançou 0,4%, fechando aos 25.540,78 pontos. A Vanke subiu 13%, impulsionada pelos esforços da companhia de desenvolvimento imobiliário para obter autorização de credores para a prorrogação do pagamento de um título onshore de 2 bilhões de yuans, com vencimento em 15 de dezembro de 2025. Uma assembleia para votação da proposta estava em andamento, com o período de votação estendido até o final da sexta-feira, pelo horário de Hong Kong, segundo relatos da imprensa internacional.

Outro destaque foi a estreia da Shanghai Bao Pharmaceuticals em Hong Kong. As ações da empresa saltaram 139% após a oferta pública inicial (IPO).

No mercado continental chinês, o índice Xangai Composto recuou 0,2%, para 3.900,50 pontos, enquanto o Shenzhen Composto teve alta de 0,3%, aos 2.492,37 pontos. Dados recentes mostraram que a inflação ao consumidor avançou de forma mais branda do que o esperado, ao passo que os preços no atacado caíram além das previsões. Segundo o economista Zichun Huang, da Capital Economics, a sobrecapacidade na economia chinesa deve persistir, mantendo o cenário de deflação em 2026 e 2027.

Em Tóquio, o índice Nikkei teve queda de 0,1%, aos 50.602,80 pontos, em meio à tensão diplomática entre Japão e China. Na terça-feira, bombardeiros russos e chineses sobrevoaram áreas próximas ao Japão e à Coreia do Sul em uma patrulha conjunta, que Tóquio classificou como demonstração de força, segundo o The Wall Street Journal.

No mercado sul-coreano, o índice Kospi caiu 0,2%, encerrando a 4.135,00 pontos. Já em Taiwan, o Taiex subiu 0,8%, para 28.400,73 pontos.

Na Oceania, o S&P/ASX 200 terminou em baixa de 0,08% em Sydney, aos 8.579,40 pontos.