Geral
Mercado pode enfrentar superexcesso de petróleo em 2026, alerta trader
Segundo a Trafigura, novos projetos e menor demanda global podem pressionar ainda mais os preços do petróleo nos próximos anos.
O mercado global de petróleo pode enfrentar um "superexcesso" em 2026, segundo alerta da Trafigura. A previsão é resultado da combinação entre a entrada de novos projetos de perfuração e uma desaceleração no crescimento da demanda mundial.
Em entrevista ao Financial Times (FT), o economista-chefe da Trafigura, Saad Rahim, afirmou que esse desequilíbrio tende a exercer ainda mais pressão sobre os preços, que já vêm registrando queda. O Brent acumula baixa de 16% no ano e pode sofrer nova desvalorização com a entrada de grandes projetos no Brasil e na Guiana.
A China, principal importadora global, deve reduzir o ritmo de crescimento da demanda devido à expansão dos veículos elétricos. Apesar disso, o país tem aproveitado os preços mais baixos para reforçar seus estoques estratégicos. Rahim destaca que a China precisa manter compras elevadas para evitar que o excesso de oferta se manifeste ainda antes de 2026.
Nos Estados Unidos, o governo busca manter os preços baixos, e o ex-presidente Donald Trump promete ampliar a produção doméstica com a política de "perfurar, perfurar, perfurar".
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
4ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
5REALITY SHOW
Quem é quem em 'Ilhados com a Sogra 3'? Veja os participantes da nova temporada