Geral

TJAL realiza 5º ciclo de audiências concentradas do sistema socioeducativo em Alagoas

17 audiências foram realizadas; parceria entre Judiciário alagoano, Sumese e Programa Fazendo Justiça fortalece rede de garantias

Diretoria de Comunicação - Dicom 05/12/2025
TJAL realiza 5º ciclo de audiências concentradas do sistema socioeducativo em Alagoas
TJAL realiza 5º ciclo de audiências concentradas do sistema socioeducativo em Alagoas

Com foco na reavaliação das medidas aplicadas a adolescentes e no fortalecimento da rede de garantias, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) realizou, nos dias 4 e 5 de dezembro, o 5º ciclo de audiências concentradas do sistema socioeducativo, resultando em 17 atendimentos que contribuíram para decisões mais céleres e adequadas ao acompanhamento dos menores. 

As atividades foram realizadas sob coordenação do Judiciário alagoano, em parceria com a Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), e acompanhadas pelo Programa Fazendo Justiça (CNJ e PNUD). O juiz Vinícius Garcia, titular da 1ª Vara Criminal de Maceió — Infância e Juventude conduziu as audiências.

O ciclo também contou com a presença do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF/AL), reforçando o compromisso institucional com a celeridade processual e a adequada aplicação das medidas.

Participaram ainda representantes do Programa de Pós-Medida “Pega Visão”, profissionais do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS), equipes técnicas das unidades socioeducativas, Defensoria Pública, Ministério Público e familiares dos adolescentes.

As sessões contaram com a participação da promotora de justiça Hylza Torres, do defensor público Fábio Passos e de Maurilo Sobral, assistente técnico do programa Fazendo Justiça.

Segundo Maurilo, a ação marca o encerramento dos ciclos de 2025 e evidencia a articulação entre diversas instituições responsáveis pela garantia de direitos.

Os dados consolidados durante as audiências passarão a integrar o Observatório Socioeducativo de Alagoas, plataforma pública mantida pela Seprev, que reúne informações sobre o sistema e contribui para o aprimoramento das políticas públicas voltadas aos adolescentes em cumprimento de medidas