Geral

Chefe do Pentágono defende legalidade de ataques a barcos de traficantes no Caribe

Pete Hegseth afirma que operações dos EUA na costa da Venezuela seguem leis nacionais e internacionais, apesar de críticas e denúncias de ordens para 'matar a todos'.

29/11/2025
Chefe do Pentágono defende legalidade de ataques a barcos de traficantes no Caribe
Foto: © AP Photo / Charles Dharapak

O chefe do Pentágono, Pete Hegseth, afirmou neste sábado (29) que os ataques realizados pelos Estados Unidos contra embarcações de traficantes de drogas no Caribe são totalmente legais, rebatendo relatos da mídia sobre supostas ordens para 'matar a todos'.

"Nossas operações atuais na região do Caribe são legais de acordo com a lei dos EUA e o direito internacional. Todas as ações estão em conformidade com as leis de conflitos armados e foram aprovadas pelos melhores advogados militares e civis em todos os níveis de comando", declarou Hegseth em publicação na rede social X.

Na sexta-feira (28), o jornal The Washington Post, citando fontes, informou que Hegseth teria ordenado 'matar a todos' durante incursões dos EUA contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas na costa da Venezuela. Segundo a reportagem, no primeiro ataque, ocorrido em 2 de setembro, os comandantes teriam recebido ordem para realizar um novo ataque visando eliminar os sobreviventes.

Entre setembro e outubro, os Estados Unidos utilizaram forças militares diversas vezes para destruir barcos supostamente envolvidos no transporte de drogas na região. As ações foram alvo de críticas de alguns congressistas norte-americanos, que defendem que o governo do presidente Donald Trump deveria apresentar justificativas mais sólidas ao Legislativo para tais operações.

Na semana passada, um advogado militar sênior do Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM), responsável pelas operações na costa venezuelana, questionou a legalidade dos ataques. Entretanto, sua opinião foi rejeitada, segundo informações da NBC, que ouviu seis fontes.

Por Sputnik Brasil