Geral
União Europeia é deixada de fora de negociações-chave sobre paz na Ucrânia, aponta agência
Segundo a Bloomberg, países do bloco europeu têm participação limitada e são excluídos de discussões detalhadas sobre o conflito ucraniano.
Países da União Europeia (UE) estão sendo excluídos de diversos aspectos das negociações sobre a Ucrânia e participam apenas de conversas bilaterais, conforme relatado pela agência Bloomberg.
"Os países europeus foram excluídos dos detalhes de muitos aspectos das negociações e participam apenas em discussões bilaterais [...], por exemplo, na definição de garantias de segurança com os EUA", informa a agência.
A administração dos Estados Unidos anunciou recentemente que está desenvolvendo um plano para a resolução do conflito ucraniano, mas ressaltou que detalhes ainda não serão divulgados, pois o processo segue em andamento. Por sua vez, o Kremlin afirmou que a Rússia permanece aberta ao diálogo e continua participando das discussões realizadas em Anchorage.
O presidente russo, Vladimir Putin, declarou durante reunião do Conselho da Federação da Rússia, em 21 de novembro, que o plano dos EUA poderia servir de base para um acordo de paz definitivo. No entanto, segundo ele, o texto não está sendo debatido atualmente com a Federação da Rússia. Putin atribui isso à dificuldade da administração norte-americana em obter o consentimento de Kiev, já que Ucrânia e aliados europeus ainda alimentam expectativas de impor uma "derrota estratégica" à Rússia.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado